19 de março de 2013

Capítulo 2 - A Chegada

"Das utopias
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, 
se não fora 
A presença distante das estrelas!"

Mário Quintana









Capítulo 2 - 12 a 16 de Março de 2013


O que dizer ao coração quando o sonho é realizado? O que dizer aos olhos que o que tanto se esperou finalmente se encontra diante deles? A imagem encarnada de um sonho que antes parecia utopia explica qualquer desventura e consola qualquer lágrima derramada! 

Não haveria palavras melhores, talvez, para explicarem tamanha felicidade! Os dias seguiriam e as alegrias seriam incontáveis. Tal como a criança espera o presente de Natal, assim estavam as emoções dos cinco. Com certeza as "estrelas tão distantes" poderiam, agora, serem tocadas! E foram!

A CIDADE DA VITÓRIA.

"Cidade da Vitória" - Esse é o nome onde desembarcamos. E este nome não é proveniente de nenhum sermão antropocêntrico ou positivista! Assim foi e assim era. Ao desembarcarmos o calor nos saudou. Nossos dois amigos também. 

Conhecemos a cidade e como qualquer outra grande cidade, parecida! Mas a diferença estava no povo que mesmo não sabendo nossa língua ou o que dizíamos, olhava-nos nos olhos e sorriam! Nós sorríamos de volta. Fomos para a casa de alguém que já deixou seu suor nessas terras. Cada passo deparávamos com uma cultura diferente de nossa cosmovisão, mas linda e tocante em si mesma! Diferente para quem era diferente. Mas habitual em si mesma!

Comemos sua comida. Ouvimos sua língua. E tudo era o que era! Maravilhoso.

A CIDADE DOS 3.

Dia seguinte, conhecemos mais um pouco os arredores. E mais um voo. Mais uma viagem. Fomos para a casa de nosso amigo! A pessoa a quem responderíamos: Willian*. Conversas. Dicas. Amizade saudaram nossos dias. Reencontramos amigos e conhecemos pessoas....

Tudo era magnifico. Cada um foi pra um quarto e minha esposa e eu deitamos. Cansados! Dormíamos numa cama quentinha finalmente sem o compromisso de ter que acordar cedo para descansarmos da viagem. Mas....

Acordamos cedo! O "chamado" nos chamou! E naquele instante "ligamos" pra nosso pai e com ele falamos. Assim seriam os dias que se seguiriam.

Conhecemos pessoas amáveis.

Eu e meu amigo Jonny* fizemos nosso primeiro teste! Uma prova de duas horas pra entrarmos numa aula de Inglês e adquirirmos o certificado que uma Língua estrangeira. Estávamos no interior, e o interior era de puro sorriso. Sorriso dos amigos, sorriso do povo, sorriso da chuva.

Tudo sorria e se a primeira impressão é a que fica, então é essa que certamente nos guiará! 

Estou feliz. Minha esposa mais! Estamos felizes! Na loucura da distância encontra-se a sabedoria do Caminho. E queremos fazer dessa sabedoria, nosso travesseiro! Vamos descansar nela. Essa utopia pra muitos... Mas a certeza que vem Dele. 

Estamos descobrindo nessa aventura nossa identidade! 

Obrigado...


*Os nomes e lugares são estão trocados. Algumas cenas fictícias. A História não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário