11 de janeiro de 2011

Diário Nº 04 - Detalhes - 01 a 08 de Janeiro de 2011


Detalhes... Muitas vezes em nossas vidas, não ligamos pra eles, mas são eles que muitas vezes revelam muito sobre nós e as vidas daqueles que nos cercam. Uma pequena atitude pode revelar e muito fatos sobre coisas pouca percebidas no dia a dia...

Detalhes de um encontro muito rápido.
Detalhes de quem te recebe se te conhecer por ser cristão... Hospitalidade!
Detalhes de quem acaba de te conhecer e parece que já te conhece há anos... Encontro!
Detalhe do amigo que se cala para não te ferir... Conhecimento!
Detalhe do amigo que fala para te consolar... Preocupação!
Detalhe daquele que te recebe pela amizade conquistada... Amor!
Os primeiros dias de Janeiro foram interessantes, e, ao mesmo tempo, cansativos devido as não muitas viagens, mas o tempo gasto nelas. Os detalhes foram importantes nesse período. Os detalhes marcam e revelam tanto que eles, não passam a ser simples “detalhes”, mas o reflexo de pessoas que te amam.
Um exemplo claro foi quando Amanda, uma amiga de Campinas, fora na rodoviária de lá, mesmo sabendo que poderia não me encontrar, há umas 4 semanas atrás... Ficamos menos de 15 minutos, mas o querer estar juntos e curtir nossa amizade foi muito bom.
Foi muito bom estar em Botucatu estar com a família de Nessa. Michel, Rafa, Wesley e sua esposa, Sr. Bartolomeu, D.ª Lídia, Diógenes, Fernanda, Julinha, Nessa, Nando... Que família maravilhosa! Obrigado pelo carinho...
Voltamos no dia 02 pra Sampa num engarrafamento pela Castelo Branco. O trecho que faríamos em duas horas fizemos em seis! Uma cena inusitada foi vista por nós quando paramos num lugar pra ir ao banheiro e comer algo.O Banheiro feminino fazia uma fila enorme. O banheiro dos homens mais tranqüilo. Entretanto, quando entramos lá, várias mulheres estavam lá por não agüentarem esperar mais de 70 mulheres na fila que se havia formado. Não sei se foi cômico ou estranho aquilo. Embora houvesse uma parede que separasse o banheiro e onde as mulheres iam podia ser trancado, era estranho ver senhoras, jovens moças no mesmo banheiro que a gente.
Me despedi de Diógenes e Fernanda que foram maravilhosos para comigo. Dia 03 passei o dia em São Paulo sem saber se iria ou não ao Rio, pois precisava visitar minha igreja. À noite surgiu então a possibilidade e comprei a passagem. Ainda na rodoviária do Tietê, algo me envergonhou. Já faz algum tempo que evito dar dinheiro pras pessoas que me pedem na rua, se tenho eu compro alguma comida e compartilho algo com ela. Se não tenho eu falo que não tenho ou apenas digo que não quero dar pelo fato de perceber que não é pela comida que ele ou ela está pedindo... Concordando ou não penso assim muitas vezes.
Estava sentado na lan house, tentando falar com meu amigo que eu iria pro Rio. Um senhor se aproximou e me disse que queria ajuda pra algo... Automaticamente eu o cortei e disse que não tinha dinheiro. Ele me disse então que não era dinheiro o que ele queria, mas sim, que eu pesquisasse na net um preço de passagem de avião. Eu fiquei tão envergonhado! A Bíblia diz em Provérbios: “Responder antes de ouvir estultícia é, e vergonha”. E realmente... Fiquei envergonhado.
Fui pro Rio e de manhã cedo cheguei após viajar toda a madrugada. Rodolfo e Lorena, um casal mais que maravilhoso de Ramos, me receberam em sua casa. Eles são grandes amigos que Deus me deu nesse período de missões. Na terça e quarta encontrei Thiago, um amigo que só conheci em 2005 e que agora nos falamos através da internet. Foi bom estar com ele assim como estar com o pessoal da minha igreja no culto de quarta feira onde Rafael ministrou a palavra. Estive com Anderson e Rafael entre muitos outros irmãos que amo tanto...
Josimar, outro amigo que conheci de minhas mobilizações, fora lá estar comigo, mesmo que por um curto período. Isso mexe muito comigo. Deus é Quem dá essas amizades tão preciosas pra mim. Rafael, Anderson e eu comemos um lanche. Falamos sobre missões e o trabalho a ser realizado este ano.
Na quinta, depois de passar uma agradável tarde entre os amigos Lorena, Rodolfo e Isaac, fui a Campo Grande reencontrar um amigo de mais de 14 anos de amizade: Nando e sua família. Foi maravilhoso ver seu filho Gabriel que hoje está falando de tudo com um pouco mais de 2 anos de idade. Estar com ele, seu filho e sua esposa Cleide foi bom demais. Como queria ter visto outros amigos que para mim, são preciosos também, mas eu fui ao Rio sabendo que não teria esse tempo disponível.
Voltei sexta feira e fui a Central do Brasil onde me encontrei com Élcio, um amigo que Deus me deu na caminhada de Missões. Alegre estou por ele, pois Deus está realizando algo muito importante na sua vida concernente ao campo. Ele está indo pra um país africano dia 16 de janeiro. Deus seja louvado na tua vida meu irmão!
À tarde Fernanda e Angelina, me encontraram na minha igreja e ficamos juntos um pouco de tempo. Elas foram comemorar meu aniversario adiantado, já que na data não estariam comigo! Thanks for the gift! Foi ótimo estar com elas que foram de Caxias me ver em Bonsucesso!
Havia marcado de me encontrar com meu amigo e pastor Júnior, mas devido às circunstâncias, não pudemos ver-nos. Despedi-me de Rodolfo e Lorena e fui pra Rodoviária. Lá conheci um angolano e conversamos em partes da viagem. Ele é desviado do Evangelho e trocamos algumas palavras. Passei o dia em São Paulo e parte dele com um amigo chamado Bruno. Os ônibus pra Camanducaia estavam lotados e só pude pegar o das 18 horas forçando-me a dormir em Camanducaia.
Essa semana minhas meditações Bíblicas e Leituras foram feitas de Filipenses 03 a I Tessalonicenses 03. Os Detalhes desses dias me mostraram o quanto Deus tem me dado amigos. Pessoas que amo de todo o coração. Do quanto preciso parar pra ouvir mais antes de julgar. De quanto Deus pode suprir necessidades. De quanto eu preciso confiar mais. De quanto eu preciso mudar em áreas de minha vida. De quantas pessoas Ele tem me dado pra amar. Citá-las todas? Difícil. Mas elas estão aqui ou lá, ao meu redor. Amando-me, se importando comigo e querendo estar ao meu lado.
Foram apenas 04 dias no Rio sem poder estar com todos os que gostaria, mas foi importante essa viagem. Um Detalhe que se torna especial em toda essa caminhada: Os momentos, que mesmo curtos, se tornam totalmente especiais por aproveitá-los ao máximo.
Que Deus abençoe este ano e que ele seja pra que Cristo seja Glorificado.
“E sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da Perfeição.” Colossenses 03:14

3 comentários:

  1. com certeza, você é aquele migo mais chegado que um irmão.
    nando

    ResponderExcluir
  2. Quanta honra encontrar meu nome citado aqui!
    Podem ser dias...(como no acampas)
    Podem ser horas...(como no msn)
    Podem ser minutos...(como na rodoviária)
    Podem ser segundos...(como nos emails)
    Falar com você ou estar com você é o que importa!
    Receba todo o amor possível que minha amizade mesmo distante pode oferecer.
    Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  3. Amigoo que saudade...Foi pouco o tempo q nos sentamos e trocamos poucas palavras.Mas foram importantes e vão estar conosco o resto da vida."Detalhes", como é real td q vc escreveu.Às vezes passamos tão desapercebidos por eles neh, mas é a mais pura verdade.Que possamos estar mais atentos a esses detalhes.E Parabéns pelo Blog, ta lindo e continue escrevendo, vc tem o dom use-o.Um abraço no S2 ..Da Grá e do Rfa de Catanduva-S.P Bjus

    ResponderExcluir