1 de fevereiro de 2011

Diário Nº 07 – Sonhos – 23 a 29 de Janeiro de 2011.








"Eu não estava querendo que meus sonhos interpretassem minha vida, mas antes que minha vida interpretasse meus sonhos." (Susan Sontag)

Durante essa semana, alguns sonhos me fizeram refletir sobre algumas coisas. Uns acreditam ser apenas questões do subconsciente. Outros crêem que Deus fala através dos Sonhos. Não quero aqui defender um ou outro, até porque eu sei no que acredito...

De qualquer maneira, muitos desses sonhos me fazem refletir, e muito, sobre minha vida e sobre tudo ao meu redor. Eu, particularmente, sonho quase toda a noite! Essa semana não foi diferente das outras. Logo abaixo, retratarei o que houve. Como diz meu amigo, algumas coisas atravessam a barreira de nossas teologias e conhecimento e a única coisa que nos resta é crer...

Domingo pela manhã (23/01), Paty, Pablo e eu fomos à Igreja Batista de Água Branca. Queria ver pregando um pastor que admiro muito, Ed René Kivitz. Naquele dia, o que me chamou a atenção, foi ver uma Igreja empenhada em ajudar as vítimas das chuvas, deslizamentos e enchentes desse mês, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. Essa igreja levantou nesses dias passados mais de 35 Toneladas de alimentos, além de água e roupa, entre outras coisas. Fiquei admirado. Não só pelo fato em si, como também o voluntariado por parte dos membros daquela igreja.

Voltamos para casa de Pablo. O que realmente fui fazer em São Paulo, não consegui, então, na segunda, fomos á tarde encontrar com nosso Amigo, André. Almoçamos juntos, e conversamos sobre teologia. (mais eles do que eu na verdade). Mas foi bom ouvir. Despedimos-nos. Pablo e Patrícia são daqueles amigos mais chegados que irmãos. Quando falamos sobre Teologia, as horas podem passar e nos perdermos em nossos pensamentos sobre a Bíblia. Eu já fui daqueles que criticava os que estudavam teologia, mas hoje, vejo a teologia como uma grande ferramenta para ser usada para a Glória de Deus. Nesse tempo tenho glorificado as coisas que tenho ouvido por parte deles, principalmente por parte da Paty que tem um dom maravilhoso de ensino... Às vezes, é claro, ouvir as coisas, me angustia... Principalmente diante das coisas que vêm de encontro com as coisas que aprendemos desde cedo. Mas a Bíblia... Sempre terá razão! Deus sempre terá a razão. E quando nos faltam fatos ou argumentos, o que nos resta é a fé!

À noite da segunda fui ministrar numa igreja Batista em Itaím, SP. Edgar, um amigo que já não via há algum tempo, me convidou. Ministrei sobre Mateus 07.42. Conheci pessoas maravilhosas como o Vizinho, Jaílson e a família de Antonio. Foi bom estar com eles e partilhar com eles sobre a Bíblia. A família de Jaílson me recebeu maravilhosamente bem e lá dormi. Acordei no dia seguinte às 5 da manhã com eles e voltei pra Monte Verde.

Terça, após chegar, foi uma espécie de folga pra mim. Mas a noite me reservava um sonho... Na base da missão há várias bandeiras de madeira representando muitíssimos países. Mas o tempo foi cruel com elas. Muitas estão quebradas e rachadas. A maior parte está precisando de uma restauração mesmo! No meu sonho, eu as olhava e dizia a uma pessoa que estava comigo: “Chegou a hora de restaurarmos as bandeiras!”. A pessoa mudava o rosto e dizia pra mim: “Eu não vou deixar!”. Ali eu acordei. Tão claro como o Sol veio a questão das lutas que enfrentamos todos os dias contra nossos sonhos, aqueles nascidos em Deus. Nesse caso, eu sabia do que se tratava! Missões não é apenas um sonho pessoal. É vontade de Deus que as nações conheçam sobre Ele! Muitos de nós, missionários, com o tempo, perdemos a visão. Muitos de nós, dentro da própria base missionária ou no campo perdemos, inclusive, o amor que um dia professamos (se é que posso dizer assim).

Mas naquela madrugada, após o acordar daquele sonho, algo me veio à mente: Se Deus é Aquele que quer que saiamos e preguemos o Evangelho e o vivamos com toda a intensidade pra que vejam Cristo em nós, o Diabo é aquele que odeia isso. Não trato disso, como um Dualismo Teológico como se o Diabo estivesse na mesma altura que Deus. Mas sei que diante de nós, ele oferece muitas coisas pra nos afastar da Direção do Pai: tentações, pecados, falta de fé, problemas financeiros, discórdia na equipe, mágoa com os líderes, abandono da Igreja, morte, aflição, angústia, dúvida, etc.

Ali levantei com uma convicção: não importa qual seja a arma usada contra nós. Não importa! Mesmo que pareça que Deus está calado diante de tudo isso ao redor é certo que Deus restaura as bandeiras! Deus restaura os sonhos! Deus restaura o que tiver que ser restaurado pra que Ele seja glorificado. Como diz Ariovaldo Ramos, Deus nos colocou um Nome. Esse Nome, Jesus, está gravado em Nós, e por amor a esse Nome, Ele virá e nos levará pra Ele. Somos dEle! E tudo que vem em nós pra que Ele seja glorificado, vem dEle e não é bondade nossa! É dEle!

Não importa quão grande tenha sido o tempo da nossa aflição em relação aos “Sonhos” do Senhor em nós. Mesmo que o tempo tenha apagado um a um de nossa mente. Corroído pelo tempo, rachado pelo medo e pecado, destruído e transformado em cacos, o Pai é suficiente Deus pra restaurá-los pra unicamente glorificarmos Seu Nome. O Senhor é Deus!

Levantei com essa certeza em minha vida. Fé. Crença num Único Deus que tudo pode fazer...

Tenho levantado cedo e já se tornou minha agradável rotina. Tenho clamado ao Pai pra que Ele restaure em mim, visões, desejos e sonhos. Todas as visões que tive dEle. Todos os desejos que desejei por Ele. Todos os Sonhos que sonhei nEle. Por que por Ele, para Ele e por meio dEle são Todas as coisas! Amém!

Minhas meditações foram nessa semana entre Genesis 25-45, Salmos 13-35 e Mateus 09-17.

Na sexta, recepcionei um rapaz chamado Marcos, que veio de Maricá, no Rio de Janeiro. Na base, também tenho trabalhado na questão de recepção. Foi bom estar com ele. Joguei futebol, por incrível que pareça, e ainda fiz um gol! Quem me conhece sabe que isso é um milagre!
Sábado, (29/01) foi um dia tranqüilo. Estive com Marcos boa parte do tempo. Expliquei-lhe um pouco mais da missão e foi isso! Tentei ir para Atibaia, mas acabou não dando certo.

Nessa semana passada foram feitos vários planos. Um deles foi fazer minha convalidação, ou seja, tornar reconhecido pelo MEC meu curso de Teologia. Pra isso precisava de determinada quantia mensal. Grande foi a bênção, quando um dos meus amigos, conseguiu com duas pessoas o pagamento da minha inscrição e com outra pessoa mais 4 meses de mensalidades de 18. Deus abençoe esses, que mesmo não me conhecendo, me abençoaram de tal maneira.

A semana terminou com um vídeo sendo preparado por mim e Marcos pra que ele leve pra sua igreja sobre missões. Nickole, Karina e Tiago retornaram à base. É ótimo ver a base sendo cheia outra vez...

“Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos seus pranteadores. Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o Senhor, Eu o sararei.” Isaías 57:18-19

Que Deus restaure aqueles sonhos que um dia sonhamos nEle. Louvado Seja o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário