26 de janeiro de 2011

Diário Nº 06 - São Paulo, Encontros e Reencontros - 16 a 22 de Janeiro de 2011.

Elbert Hubbard, filósofo americano, escreveu: “Amigo: Alguém que sabe de tudo a seu respeito e gosta de ti assim mesmo.”



Assim são os amigos... Assim são os verdadeiros amigos. Eu fico muito admirado, como que apesar de mim mesmo, o Senhor me tem agraciado com tantos amigos que vale muito a pena estar juntos. Esses, como diz Michael W. Smith em sua canção “Friends” (amigos): “Uma vida inteira não é longa o suficiente para que vivamos como amigos.” Às vezes sinto isso por aqueles que Deus me tem dado nessa caminhada

Cada encontro se torna mais que especial. Cada despedida deixa um sentimento de que aproveitei pouco. Faltam as palavras pra dizer o quanto sou agradecido por cada um deles. Em minhas viagens, os amigos que chegam, os amigos que vão e os que não retornam por um período sempre deixa claro que em minha vida, pensamentos e coração, cada um tem o lugar que é só dele. O que fazer senão agradecer a Cristo por esses que Ele mesmo tem me dado? Esses, em suas nuances, são gotas de orvalho que expressam a Real Natureza do Maior e Melhor Amigo: Jesus Cristo.
Dia 16 estava eu, pensando e repensando: 30 anos! Rosto de 35 (na melhor das hipóteses) e coração de 15! (risos). Estava com meus amigos na missão num dia tranqüilo e chuvoso.
Ao mesmo tempo em que o dia anterior me revelava a alegria por meu aniversario, as noticias de meus amigos da Região Serrana do Rio de Janeiro me deixavam triste diante dos acontecimentos e dos fatos. Uma de minhas amigas e irmã em Cristo, falava pelo MSN como sua cidade fora destruída pela força do rio. Isso me deixou mais triste por ter conhecido a cidade de qual falava. Outros amigos partiam para ajudar como voluntários para as cidades atingidas.
Passei o domingo com a família de Mark e foi bom estar com eles. Minha segunda começou bem cedo e assim foi o restante da semana. Acordando as 5 da madrugada nos meus devocionais diários e exercícios físicos com meu amigo Marco Leandro após preparar o café da manhã para meus irmãos na base.
Os trabalhos na base continuaram no escritório e em contatos com pessoas de todo o Brasil em prol de um projeto do Líder da missão. Além disso, coloquei no papel os planejamentos para esse ano e compartilhei os desafios com o pessoal que tenho contacto através do email. Isso inclui minha carteira de motorista, minha convalidação do curso teológico pelo MEC e a ida definitiva para o Campo Transcultural no final do Ano. Foi bom receber noticias dos irmãos e palavras de incentivo por muitos daqueles que receberam minha carta.


Na quarta (19/01) dormi na casa de André para na quinta ir pra São Paulo pra encontrar com meus amigos Pablo e Patrícia. Novamente acordei bem cedo e fui pra Sampa. Enquanto o esperava chegar de uma viagem vi um filme no cinema. (na verdade um desenho – “Enrolados”.) Contando que eu era o único adulto que não estava com um filho, foi bem interessante e engraçado. Eu acho que eu ria mais que todos no cinema...
Reencontrei um missionário amigo meu que não via há alguns anos. Este acabara de chegar do Oriente Médio dois dias antes. Foi bom estar com ele e ir ao Aeroporto encontrar outras três que também chegavam do campo transcultural. Compartilhar, refletir sobre o trabalho e sobre o futuro em missões foi bom demais. Como é bom ver missionários que foram frutíferos e sinceros nos seus trabalhos e desejam estar no campo outra vez.
Sábado, meus amigos Rafael (líder de missões da minha igreja) e Rodrigo (um grande missionário no Complexo do Alemão) vieram passar o dia comigo, Pablo e Patrícia. Conversamos, oramos, teologizamos e compartilhamos sobre muitos planos, anseios e desejos sobre a obra missionária. É bom estar com amigos que podemos falar, expressar o que sentimos e sermos nós mesmos e que mesmo sabendo dos nossos defeitos e limitações, não mudam! Isso é de Deus (meio que um clichê gospel essa expressão, mas é a verdade!). Creio que vem dEle e é impressionante como podemos ser abertos um com os outros e mesmo diante de discordância de vários pontos, sermos sempre nós, respeitando-nos e amando-nos.
Eu havia buscado Rafael e Rodrigo de madrugada na rodoviária e após o dia todo juntos, os levei perto das 22 horas de volta ao Tietê para eles voltarem ao Rio. Uma mulher me pediu um dinheiro na estação do metro e dessa vez não pensei em nada daquilo que havia escrito no meu diário anterior. Como minhas meditações desses dias estiveram entre Genesis 01-24, Mateus 01-08 e Salmos 01-12, um versículo me chamou a atenção diante de toda minha maneira de pensar. Mateus 05:42 “Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” Pensando nisso, não pestanejei dessa vez.


Outra coisa marcante nesses dias pra mim foi ler o capítulo 07 de II Macabeus ao falar sobre os mártires no período “Inter-Bíblico”. Aquilo mexeu profundamente comigo pelo seu valor histórico e pelo que dizia o texto!
Despedi-me de Rafael e Rodrigo e voltei pra casa de Pablo e Patrícia. Fui dormir pensando em muitas de nossas conversas e crendo que o Pai tem muita coisa pra fazer durante todo esse ano ainda... Deus seja Louvado!


O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há amigo mais chegado que um irmão!” Provérbios 18:24

Um comentário:

  1. Musiquinha do Petra que combina com a postagem: http://www.youtube.com/watch?v=TMM1Q0ExPF0

    ResponderExcluir