19 de junho de 2011

DIÁRIO Nº 24 - Na Escuridão do Silêncio - 12 a 18 de Junho.






"O que depende da nossa força para ser feito, Também depende da nossa força para não ser feito!" Aristóteles.





Há momentos em nossas vidas que o silêncio angustiante invade nosso ser de uma forma tão poderosa que nos deixa quase sem chão. Muitas vezes esse silêncio vem depois de um tempo maravilhoso. Falar sobre esse silêncio, muitas vezes, nos envergonha. falar sobre ele nos atemoriza de certa forma e muitos de nós o traduzimos de diversas maneiras. O silêncio pode ser traduzido como uma angustia, um momento de solidão onde ninguém que você ama está contigo, uma perda, uma dor, etc. Quando eu falo sobre silêncio eu cito exatamente onde minha fé vacila, onde meus pés caminham pra longe de Deus e perto de mim mesmo.

Ao estar perto de mim mesmo percebo o quão longe de tudo mais estou, e acima de tudo, do Senhor. Minha fé esmurece, meu coração passa a duvidar das coisas mais singelas e falta palavras para que traga o verdadeiro consolo. Embora muitos pudessem dizer muito e qualquer coisa, reconheço que é nesse tempo que o silêncio passa a não ser mais um inimigo, mas um amigo que me ensina a confiar em Deus. Se não fosse por ele e por esses momentos tão vazios, talvez, eu nunca aprenderia o real valor da Graça de Cristo. Mesmo ainda passando por esse momento, eu sei que em algum momento tudo isso findará. E mesmo que no ciclo desse caminhar ele volte, cada vez aprenderei algo novo.

Por enquanto fica o desejo que essa escuridão termine e que a luz de Cristo brilhe Forte dissipando as trevas em que minha alma insiste em caminhar. Que esse silêncio, talvez causado por mim muitas vezes por não desejar o Senhor como deveria, possa ser coberto cada dia mais por seu Amor e por Sua Graça.

12.06 - Último dia do Rejoadi



Ainda nesse dia, tive duas oportunidades no Rejoadi, (Retiro de Jovens da Assembléia de Deus de Icoaraci). Em um deles, na verdade o último, oramos pelas nações em cima de um mapa gigante. Depois chamei jovens que estavam dispostos a morrer para si mesmos e irem às missões. Representando isso (APENAS COMO UM SÍMBOLO) pedi para os jovens deitarem e orarem assim. Colocamos sacos plásticos negros como se eles estivessem mortos. Foi um momento maravilhoso.

Saímos dali bem tarde. Cheguei na casa do alan mais de meia noite onde dormi. Estava cansado. Aquele congresso foi muito importante pra mim!

13-15.06 - Pará, um Estado Maravilhoso!

Pela manhã, Alan foi ao serviço e eu fui pra Tabor, onde estava hospedado. Dormi a manhã toda já que no congresso quase não dormimos. Durante aqueles dias, que seriam os últimos no Pará, revi amigos, visitei o Mosqueiro com meu amigo Augustinho, revi pessoas maravilhosas como a Gabi, André e Zezinho além de conhecer um rapaz chamado Jó a quem se tornou grande amigo. Além deles estive com Débora, Suê e Bia do teen o que foi de igual modo importante pra mim. Deixei o Pará com aquele desejo de "querer ficar mais". O Pará se tornou o Estado que mais amei estar de todos os que já visitei nesse tempo de missões (13 Estados). Ali fiz amigos e o clima e as pessoas são realmente espetaculares!

16.06 - De volta à Monte Verde.

No início da madrugada, um amigo de Pr. Waltinho me levou ao aeroporto. Estava tão cansado que ao entrar no avião eu apaguei! Acordei já em São Paulo. O frio era notório. Diferente do Pará com seus 30 graus!

Silêncio.

Durante a viagem de volta, pensava naquilo que escrevi acima. O meu silêncio com Deus. Minhas dúvidas. Meus anseios. Minhas angústias. Percebo que por mais que saibamos de muitas coisas que nos diz a Palavra de Deus, não basta saber, precisa descer ao coração! Ouvindo música, eu chorava por dentro. O vento que tocava meu rosto ao abrir a janela do ônibus me fazia pensar o quão afastado de Deus ficamos. É um ciclo quase interminável numa luta constante e angustiante de querer desejá-lo e o não querer por perto!

Eu creio que há alguns que realmente conseguem essa proeza de "ter" Deus sempre por perto. Sentindo-O e apaixonado por Ele. Mas existem os momentos em que parece que Ele está tão longe. Por mais que filosofemos ou poetizemos certas coisas, parece que nunca, ninguém jamais encontrará uma resposta cabível para o fim desse ciclo tão doloroso.

Se tudo isso não passa de um ciclo pelo qual todos os cristãos precisam passar, e se esse ciclo é fato, o fato é que estou na era do silêncio. Sei que dizer "era" pode ser presunção. Mas como não ser uma "era" quando o se passar um minuto sem "ter" Deus parece ser realmente uma "infinita enternidade"?

Subi em direção a Monte Verde. Orando... Pensando... Silêncio...

A escuridão desse maldito meu silêncio me assombrava! Ali uma confusão invadiu minha mente, era o Silêncio de Deus para comigo ou o silêncio de minha falta de fé tomou conta do meu ser?

A Noite dei minha última aula de Espanhol aos meninos da vila em MONTE VERDE antes de entrarmos de férias dessas aulas já que é alta temporada em Monte Verde de turistas e todos os jovens trabalham até mais tarde. Voltaremos somente em Julho com as aulas outra vez. Mas foi interessante ver que eles estão avançando na fala e no entendimento do Espanhol.

17-18.06 - Cobranças.

Claro, citar tudo aqui num blog que pode ser lido por tantas pessoas pode ser evasivo demais. Entretanto, posso dizer que voltei ao trabalho e é claro às mesmas cobranças de sempre. É bom, na verdade, que isso aconteça. Colocar os trabalhos em ordem. Rever coisas e terminar aquilo que deixei pendente. Tudo isso para tentar deixar tudo bem...

Meu sábado foi chato e com toques de ira por minha parte. Num dia como esse qualquer coisa tem um incrível poder de te tirar do sério. Um deles foi meu MP4 (com 19 dias de uso) dar um problema irreversível. Ainda bem que a base é bem grande e podemos gritar à vontade pra "tirar" o stress (rsrs). Além de tudo aquilo que tinha falado, ficou a saudade do Pará. Queria ter estado na festa do centenário das ASSEMBLÉIAS DE DEUS no Brasil. Estar com meus amigos seria maravilhoso também. Aqui todos viajaram e ficamos somente poucos alunos e eu. O que de certa forma atenuou tudo aquilo que vinha sentindo.

A semana termina me deixando tão reflexivo e com o Desejo de ver Deus nas coisas mas triviais e frívolas do meu dia a dia. Um aprendizado e o compartilhar, por mais difícil que seja, me remete a repensar nas coisas mais básicas da minha fé. Coisas essas que sempre serão compartilhas para demonstrar que em nosso meio não há super-heróis, mas pessoas comuns, servindo a um Deus Eterno, confiados e desejosos de Sua Graça e Amor, e que mesmo nas profundezas do Silêncio que nos cerca, dEle ou Nosso, Ele jamais deixará de nos amar...

BOA SEMANA A TODOS!

Um comentário:

  1. Parece mentira, mas no momento em que li encontrei o silêncio que sentia verbalizado nessas palavras.
    Vivendo e Aprendendo.
    Boa Semana
    Beijos

    ResponderExcluir