9 de abril de 2011

Diário Nº 16 – Gotas da Saudade – 27 de Março a 02 de Abril de 2011.


"Aula de Inglês em Monte Verde"

É impossível ter saudade daquilo que não se ama” Alan Vieira

Algumas pessoas escreveram e disseram que nos dias que vivemos podemos passar longos momentos ao lado de pessoas que amamos, e, ainda sim, termos saudades delas. É fato que todo o nosso corre-corre realmente nos impede de vivermos bons momentos com aqueles que amamos mesmo estando com eles.

Muitas vezes, ao invés de as escutarmos ou contemplarmos seus olhares... Olhares esses que amamos, nos viramos para nosso trabalho, nossas leituras, nossos computadores, nosso mudo hedonista e egoísta!

Se o fazemos com as pessoas devido ao nosso trabalho, percebo que muitas vezes o fazemos com Deus por causa da Religião. “Trabalhamos pra Deus” e investirmos pouco ou nenhum tempo com Ele. Estamos como os viciados em trabalho. Ganhando o dinheiro e perdendo a família. Com tempo para os brinquedos da modernidade e ouvindo pouco ou nada aos nossos amigos. De igual modo estamos trabalhando pra Deus e investindo muito nisso com pouco ou sem nenhum relacionamento com Ele. Ao pensar sobre isso essa semana, um choro brotou em meu coração e minha alma...

27.04 – Couch Surfers.

Esse fim de semana foi o último fim de semana livre nos próximos três meses. Nesse tive um agradável encontro com dois membros do Couchsurfing (site que já citei anteriormente). Sílvio veio a Monte Verde junto a Greg, um inglês que está de férias no Brasil. Felipe e eu nos encontramos com eles pela manhã e fomos à Pedra Redonda e Pedra Partida.

Nessa “viagem” conhecemos dois casais no caminho e fizemos ótimas amizades. Sílvio, meu primeiro amigo do CS é uma ótima pessoa. Greg parecia mais um brasileiro do que um inglês e foi uma agradável experiência estar com eles.

Planos Futuros.

Conversei pelo Skype com Thiago, um pastor que está na Austrália. Falamos sobre a obra e ele me passou ótimas notícias que pode, e muito, redirecionar alguns projetos da HAL concernente ao fator Missionário. Fiquei muito feliz. Fui dormir (quase não dormi na verdade) de tanta alegria que tinha.

28.04 – Orações.

Assim como o dia anterior, acordei pela madrugada e fui ter meu devocional. Bons momentos. Orei pelo fator conversado com Thiago o que me tomou todo o dia me fazendo pensar, refletir e planejar... Ansiar e clamar ao Pai para que cada detalhe se concretize e que muitos missionários sejam enviados ao campo.

Segunda seria o dia que iniciaria minhas aulas na missão. Entretanto, devido aos trabalhos no escritório, precisei deixar para o dia seguinte. Passei o dia terminando os detalhes atrasados por causa das últimas viagens.

29.03 – Greg.

Preparei minha aula pra terça à tarde e logo pela manhã Greg voltou à Monte Verde. Aqui, Felipe e Nilton o levaram pra conhecer um pouco mais de Monte Verde. Eles foram à cachoeira. Antes da minha aula à tarde eu o levei pra cidade e ele voltou pra Camanducaia junto ao Sílvio. Ele realmente é um cara diferente de todos os ingleses que já conheci até hoje.

Dei minha primeira aula na missão o que foi muito bom. Minha aula é de segunda à sexta das 16:00 às 18:00. À noite fui a uma reunião de obreiros da missão.

30.03 – Dia Corrido!

Levantei pela madrugada e fui orar na sala de oração junto ao Manuel e Diego, alunos da missão. Fiz exercícios. Arrumei nosso quarto pela manhã. Tiago, Flávio, Felipe e eu almoçamos em um restaurante simples da cidade para nos despedirmos de Felipe já que ele partiria essa semana pra África do Sul. Felipe é um dos adolescentes do Projeto Revolution Teen, que se tornou um ótimo amigo e que agora Deus está o levando pra outra fase em Missões.

Parte da tarde tive trabalho no escritório e depois aula aos alunos da base. À noite fui á vila na casa de Danubia e Humberto dar aula pra eles de inglês, e, além deles, Rafael, morador da vila e um amigo meu de já há alguns anos. Cheguei à missão com a mente um pouco cansada, mas ainda sim, fui ver o lance na internet da minha viagem.

31.03 - Saudades.


"Aula de Espanhol para Adolescentes - Quinta à Noite"


Quinta feira teve culto pela manhã, aula à tarde... À noite Everson levou Adrianh no médico e me deu uma carona até a vila pra eu dar aula de Espanhol aos adolescentes de lá. Enquanto fiquei no carro esperando Everson voltar por tê-la levado ao posto, comecei a refletir naquilo que eu escrevi no início do meu relato.

Ouvindo uma música do Third Day dentro do carro, via as gotas de chuva cair no pára-brisa. A letra da música falava sobre a Glória do Senhor. Sobre o contemplar da sua criação e o perceber do seu amor manifesto nessas coisas. Lembrei-me de quanto tempo fazia que eu não parava pra contemplar essas coisas e que apesar de orar, meditar em Sua Palavra todos os dias, “trabalhar” pra ele, já há algum tempo que não tinha uma comunhão em solitude, devoção apaixonada, contemplativa, reflexiva e de adoração.

Ali senti saudades. Não há como sentir saudades de quem não se ama. Se por um lado foi bom perceber meu amor (mesmo que falho) pelo Senhor, por outro, percebi o quanto preciso estar em Sua Presença. Longe das pessoas. Longe dos anais da Religiosidade... Longe de tudo e perto de Deus. As gotas que caíam e escorriam pelo pára-brisa se pareciam com aquelas que escorriam pelo meu rosto... Chorei.

01.04 – Felipe.

Nosso amigo Felipe partiu para outra fase de seu treinamento. Felipe um adolescente intenso em seus sentimentos e ações. Inteligente e amigo... Vou sentir falta desse cara!

O dia na base foi intenso quando, na minha aula, um assunto abordado fez os alunos expressarem seus sentimentos. Investimos todo o tempo nisso e eu os ouvi. Entendi. Refleti... Oramos... A noite foi tranqüila.

02.04 – Campinas e Uma Triste Notícia.

Minha semana termina de maneira ruim. De madrugada parti pra Campinas onde fui avaliar um trabalho missionário junto a meu amigo Bruno. Além dele revi Carlos, outra pessoa maravilhosa. Estive com eles e com a esposa de Bruno, Larissa. Foi ótimo estar com eles. À noite Carlos e sua namorada me levaram ao Cinema. Lá, no meio do filme que assistíamos, Humberto me ligou de Monte Verde e ao atender ele me deu a triste notícia que Sr. Rubens, um senhor que alugou por três anos as casas em Monte Verde onde morei, falecera. Fiquei triste demais e já não em concentrei mais no filme que assistia. Voltamos e fui dormir na casa do Carlos.

Minha semana terminou de forma ruim nesse sentido. Minhas meditações estiveram centradas nos seguintes capítulos da Bíblia: I Samuel 23-31 – Salmo 145-150 – Atos 21-28 – II Samuel 01-04; Gálatas 01-02.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” Salmo 42.02

Nenhum comentário:

Postar um comentário