5 de agosto de 2012

Diário N° 84 - Os Frutos do Tempo - 22 a 28 de Julho de 2012.


Foto tirada na Estrada de Puerto Suarez, saindo de Quijaro e indo pra nossa casa da missão.
 “Nós, porém, irmãos, privados da companhia de vocês por breve tempo, em pessoa, mas não no coração, esforçamo-nos ainda mais para vê-los pessoalmente, pela saudade que temos de vocês. Quisemos visitá-los. Eu mesmo, Paulo, o quis, e não apenas uma vez, mas duas; Satanás porém, nos impediu. Pois quem é nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na Sua vinda? Não são vocês? De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria.” I Tessalonicenses 02.17-19. (grifo acrescentado).

Essa semana caiu como um grande presente pra minha vida. Assim que cheguei à Bolívia soube que Ezequiel, um adolescente que tinha discipulado no Uruguai em 2006 e 2007 quando fui missionário lá, estava como pastor de uma igreja em Santa Cruz de La Sierra. Como meu coração se alegrou. Agora na Bolívia, eu teria a grata satisfação de revê-lo e ver o que o Senhor estava fazendo na sua vida mais uma vez e agora como um jovem pastor!

Meu coração ficou extremamente alegre. Como conter tal alegria? Ela foi totalmente completa! Sei que Deus é Quem faz tudo, entretanto, como dizem as Escrituras Sagradas citada acima, percebi o quanto as pessoas, mais uma vez, no ministério é de suma importância. O reencontrar meu amigo, irmão e discípulo, ainda que por pouco tempo foi tão impactante e importante que como disse meu amigo Nilton, “meus olhos brilhavam”.

Outras coisas ocorreram durante a semana, mas o reencontro com Santi foi o fato mais marcante pra mim nessa semana.
Nilton e Santi conversando e Tomando Mate (chimarrão)

22-24.07 - Adaptação.

Nesses primeiros dias da semana, de domingo à terça, foram dias onde realmente comecei à me adaptar a tudo aqui. Taxi, comida, clima... Nesse sentido também eu e Dri tivemos algumas conversas importantes sobre nosso casamento. Importante adaptação! Algumas boas, outras nem tanto, mas tudo importante pra nosso crescimento. Importante demais também pra nosso ministério!

Sentado na rede de nossa casa estive pensando e refletindo. Foi um dos momentos melhores entre Deus e eu nesses três dias.

Nossa Casa e Puerto Suarez

Estamos numa casa grande em Puerto Suarez. São 4 quartos, uma sala grande e um quintal grande também. O calor aqui é intenso chegando à 40° C. Mas ainda não tivemos esse clima aqui, Graças a Deus, que apesar de carioca, eu não gosto desse calor!

No final da tarde os mosquitos invadem nossas casas e por isso temos telas nas entradas. Nada que seja difícil. Eu na verdade estou amando esse lugar!

Em nossa casa, somos 13. Minha esposa e eu; os rapazes: Marcos, Pedro, Nilton, Diego, Willian e Madysson; As moças: Dayse, Theule, Mileide, Luciene e Karina. Estamos liderando essa equipe. Todos eles com trabalhos aqui e fazendo algo na região que estão. Com exceção de Madysson e Luciene que recém chegaram, mas que já começaram a se envolver.

Assim seguimos conhecendo o trabalho e cada diário darei um reporte a mais.

25.07 - Quebrantamento.

Pela manhã, Susi chegou de Santa Cruz e nos levou, Dri, Nil e eu à Corumbá-MS para uma reunião de pastores. Acabamos assistindo uma reunião política. Fui orar na parte da frente do quintal. Apesar do escuro e dos mosquitos (e acredite, são muitos) foi um tempo maravilhoso com o Senhor.

Pude mais uma vez ser quebrantado pelo Pai e na oração expor ao Senhor mais uma vez sobre todos meus pensamentos, meus medos, meus anseios e desejos. Poder me abrir para Deus é o maior presente que há. Quanto realmente estou nesse momento, eu não quero estar em nenhum outro lugar!
Foi um tempo onde e as verdades ditas a Presença Sentida não se comparam com nada nessa Terra. Nenhum prazer terreno, seja ele amigos, sexo, comida, entretenimento, festas, reuniões religiosas, nada, simplesmente nada se compara a esse momento! É sublime, indescritível, incomparável. Chorar em Sua Presença e percebê-lo ali é reconhecer o quão pequeno se é! E o que mais quero é isso. Muitas coisas me foram ditas de maneira distinta do que se imagina dizer o que é em “palavras”, mas sei, foram ditas. E eu ouvi! E quero ouvir mais...

Ao chegar em meu quarto e compartilhar com minha esposa, eu só podia chorar. Não de tristeza terrena. Algo profundo e diferente...

26-28.07 - Viagem * A Beleza da Santa Cruz.

Finalmente chegava o dia em que eu partiria para o encontro com meu amigo. Sairia ao encontro de meu discípulo, meu filho na fé, meu amigo, meu irmão! Como meu coração estava nesse dia. Estava ansioso. Nilton foi comigo. Ele me acompanharia até esse momento que pra mim foi sublime. Saímos na quinta e passaríamos a noite viajando e assim foi!

REENCONTRO.

Nilton, Jaziel, eu e Maicon (Ecuador).
Pela manhã da sexta feira, Santiago (ou Ezequiel, como é chamado aqui) me esperava no terminal. Reencontrá-lo foi um presente do Senhor. Sobre isso falaria os dias que se seguiriam e incluindo hoje, o dia que escrevo tais linhas. Não tinha como não estar emocionado. O vi e conversamos...

Estava feliz demais! Fomos à casa de uma família (Eduardo y Charo) nos receberam muito bem! Comemos Pique Lo Macho, uma comida típica boliviana. Conheci Maicon, amigo de Santiago. Ele é equatoriano e trabalho com ele dirigindo a igreja. Maicon com 25 anos e Santi com 21. Depois do almoço fomos a igreja e encontramos um grupo de americanos que trabalham com esportes para a evangelização.

De lá fomos a um restaurante onde passava a abertura das Olimpíadas. Ali conhecemos um casal de Holandeses onde pegamos amizade e passamos o resto da noite. Reencontrei Silas e Rodrigo, Amigos muito queridos por mim. Além deles, revi Andrés, irmãos de Aurélio. Nilton e eu dormimos na casa de Silas e Rodrigo onde conversamos até tarde. Foi bom estar com eles!

No sábado fomos para a igreja onde Santiago e Maicon trabalha. Como fiquei emocionado! No meio das dificuldades, Eles decidiram morar onde moram para estarem mais perto do povo o que me deixou muito feliz. Foi sempre isso que aprendi em missões. Se misturar ao máximo com o povo em que se trabalha.

Ainda lembro do dia que eu discipulava Ezequiel, Maurício e outros adolescentes em Pando, Uruguai e um dia levei os dois para minha casa, e com uma mapa de pano posto sobre a mesa oramos pelas nações. Lembro de Santi, mesmo de personalidade mais fechada quanto aos sentimentos, chorar naquela noite. Hoje Deus fez de ambos missionários. Maurício recentemente trabalhou no Panamá e está na Venezuela. Santiago em Santa Cruz, aqui na Bolívia.

Os frutos não são nossos! São de Deus. Nós vemos, um plantando, um regando, um colhendo mas em tudo isso VEMOS DEUS DANDO O CRESCIMENTO. Embora como Paulo diga que nossa glória são as pessoas, sabemos e entendemos e cremos que DEUS seja engrandecido! Ele é Dono de tudo e somos chamados como TESTEMUNHAS realmente para ver o que ELE está fazendo na vida de cada um. Quão grande é minha alegria! Quão grande é meu sentimento em meio a tudo isso!

Estava feliz. Ao lado de Nilton meu amigo, ao lado de Maicon que acabara de conhecer e ao lado de Ezequiel, vendo seu trabalho, dedicação, zelo e amor pelo Senhor e sua decisão de servir a Deus, como não estar regozijando no Senhor por Seu atuar na vida de cada um de nós? Obrigado Senhor!

Santiago (pastor Ezequiel) dirigindo o Culto, antes do momento que eu daria a Palavra no Domingo (29.08) e a Igreja em que ele pastoreia hoje junto ao amigo equatoriano. Que tempo precioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário