22 de maio de 2011

DIÁRIO N 20 - RELATO DE MOCHILEIRO 10 - O RETORNO DE LA CAMPA, UMA DIFÍCIL DESCIDA.

Várias vezes ouvimos que descer é mais fácil que subir. Em muitos aspectos isto até pode ser verdade, mas eu, na verdade, sempre discordei! A descida do La Campa provou que estou certo na minha vã teoria. Depois de passar um tempo, regozijando com a paisagem e por ter conseguido escalar a montanha, chegava o momento da descida. Ali... Eu tive medo!

11.05 - Altura!

Subir foi difícil, entretanto nosso objetivo era estar no topo, logo sempre olhávamos pra cima. Ao descer a coisa mudou, e as paredes íngremes que subimos agora se tornavam um terrível obstáculo. Principalmente pra mim que tenho medo disso.

Ao descer, agora Vinícius ia à frente e Alfredo, o guia, por último! Nos descemos de costas dando três ¨passos¨. Picareta na mão direita, pé direto cravando na neve as pontas de grampos e depois o pé esquerdo com os mesmos grampos. Sempre nessa ordem e sucessivamente. Vínicius gritou porque sua perna entrou toda no mesmo buraco que minha mão havia atravessado na subida. Eu não vi o que tinha acontecido com ele. Talvez se eu tivesse visto eu teria me desesperado um pouco.

Descemos mais rápido que subimos, entretanto, foi bem difícil principalmente nas paredes íngremes. Parecia que a qualquer momento nós poderíamos rolar montanha abaixo. Entretanto, sendo instruídos por Alfredo, descer era bem mais fácil que o meu medo e temor me deixavam perceber.

Dores.

Depois que passamos pela neve, almoçamos no acampamento. O rapaz que tinha ficado lá já havia desmontado a barraca. Estava agora com fortes dores de cabeça e no peito. Alfredo disse que o peito doía pelo fato de respirar ar gelado e na cabeça pela altura. Mas sei que geralmente tenho fortes dores de cabeça que vem e voltam.

Após almoçarmos, tivemos que caminhar mais 4 horas e meia. Minhas dores eram fortes, mas tive que caminhar todo o percorrido, pois tínhamos hora pra chegar e, segundo Alfredo, enquanto eu estivesse àquela altura, aquilo não melhoraria. Caminhei o melhor que pude! Paramos umas 4 u 5 vezes de 5 mintutos e foi só! Cada vez que parava eu caía ao chão de tão cansado. Eu realmente estava mal.

Apesar de todo o meu cansaço e dor, ainda sim conseguia contemplar a bela natureza que vimos no caminho de volta! (que não foi completamente o mesmo da ida).

Centro De Cusco Outra Vez.

O taxi nos esperava no "ponto de partida". Foi um alívio chegar, mas ainda tínhamos mais 1 hora nele e mais 3 horas de ônibus que na verdade foi uma van, pois saía primeiro que o busão. Apaguei na van. Ao chegar no Centro de Cusco, o alívio tomou conta de mim. Já não sentia tantas dores no peito e a dor de cabeça diminui consideravelmente.

Nos despedimos de ALFREDO que se tornara um maravilhoso amigo pra nós!
ALFREDO, MUCHÍSIMAS GRACIAS!

Fomos pro hostel e tomei um banho.

Ao entrar na net havia recebido um convite do COUCH SURFING de ir ao encontro de SURFERS. Mesmo casado eu fui lá com o Jorge, meu amigo Peruano. Estivemos ali durantes umas duas horas e conhecemos um casal da suíça muito legal. Sophie e Lucas.

Fui dormir mais de meia-noite!

12.05 - Adeus Cusco, Adeus Peru

Acordei com a sensação de haver chegado a hora. Era tempo de ir embora! Passei o dia com Jorge, Sergio e Vinicius indo ao mercado e comprando lembrancinhas de Peru. Comprei uma passagem para La Paz na Bolívia.

Estava tão cansado que foi a passagem mais cara que comprei em toda a viagem, pois havia comprado um bus-cama.

Ainda consegui me despedir dos meus amigos espanhóis e franceses que haviam viajado. Foi ótimo. Jorge me levou até à rodoviária e me despedi dele. Ali percebia que havia feito um grande amigo!

Em Cusco não tinha ido à Machu Pichu, porém tinha feito o passeio mais fantático da minha vida. Havia escalado uma montanha da Cordilheira dos Andes!

Próximo Relato: 3 ônibus: Conceitos, Pré-conceito e Preconceitos.

Um comentário:

  1. Ah vey que saudade de vc!
    agora que to vendo que vc foi viajar( falta de internet dar nisso,neah?)kkkk.Nam acredito que vc veio aqui.uma amiga de uma amiga minha foi no acampamento que vc ministrou e confesso:Pirrei.
    Teu livro continua com muito sucesso aqui e espero que o segundo possa sair em breve,em nome de Jesus.
    te desejo uma otima viagem ,com a proteção do nosso Senhor Jesus .Que Ele possa te guiar a cada minuto e te guardar.Que ele também possa realizar os desejos do seu coração .Hum...quando voltar por favor avise...E ah,suas fotos estão otimas. vidas de missionário é otima..kkkk.
    bjs xauxau
    Thais(Brasileirinha aqui de Minas).

    ResponderExcluir