9 de maio de 2011

DIARIO N 20 - RELATO DE MOCHILEIRO 5 - SAN PEDRO DE ATACAMA, UMA PEQUENA CIDADE, GRANDE BABEL DE MARAVILHOSAS VISOES - PARTE II

" A maldade, Assim como a bondade nao possui nacionalidade" Alan Vieira.

Nao! Nao escrevo essa frase acima como fruto de algo ruim que tenha acontecido. A escrevo para dizer que esta é a primeira frase do meu sexto livro baseado nessa viagem, entitulado Maldiçao na Estrada da Liberdade.

Cada lugar, cada pessoa conhecida tem tido um lugar todo especial em meu coraçao. As visoes dessa viagem, especialmente em San Pedro de Atacama me marcaram e tem me marcado expressivamente. Nesse momento escrevo essa frase pelo fato de ter sido em San Pedro que a inspiraçao, nao somente desta, como do início do livro, assim como sua idéia central. Obviamente nao foi apenas isso que me marcou em San Pedro. O relato abaixo deixará um pouco mais claro. Além disso deixo claro também que em tema de desacanso, SAN PEDRO DE ATACAMA foi a melhor viagem que fiz em toda a minha vida, apesar de nao ter descansado ali :)

04.05 - O SALAR DE SAN PEDRO DE ATACAMA.

Logo pela Manha, meus novos amigos, Iñaki, Kim, Rita e Rosana nos preparávamos pra o Salar. Pagamos uma empresa cerca de 25 reais cada um para nos levar aos lugares maravilhosos desse salar. Ainda pela manha conheci a Ana e Mitja, um casal da Eslovênia que se tornaram especiais pra mim. Eles dormiram no mesmo quarto que eu no Hostel.

Saímos pela manha, por volta das nove da manha e conhecemos 3 lugares em San Pedro: El OJO DEL SALAR, SALAR DE SAN PEDRO y LAGUNA CEJAR. Cada lugar com sua particularidade me encantou de forma especial.

El OJO DEL SALAR

Como duas crateras no meio do deserto com água doce e fria. Ali, o único a pular foi Iñaki. O guia no explicou basante coisa ali também.

SALAR DE SAN PEDRO

O salar me impressionou. Ali, pela primeira vez vi os Flamingos. O pouco de água acima do salar, mas o céu claro e a cordilheira dos Andes ao fundo fazia sua imagem refletir na água tornando aquela visao avassaladora.

LAGUNA CEJAR

Assim como o Mar Morto, aqueles lagos em Laguna Cejar tem uma densidade tao grande de sal que nao permite que você afunde. Foi uma experiência incrível. Ao final o guia nos trouxe suco de pèssego, batatas fritas, vinho, azeitona, queijo... etc. Foi muito bom estar com esses amigos ali!


Ao lado, Um café da manha com Iñaki dos Países Bascos, de Azul, Rosana do Chile, atrás dela, Rita da França e ao fundo, Kim da Holanda. Amigos inesquecíveis.






GENTE IMPRESSIONANTE!

Naquela mesma noite compramos algumas coisas e comemos ali mesmo no Hostel. Foi entao que conheci melhor a Mitja e Ana da Eslovênia, ao David do Estados Unidos que já estava ali e conheci os franceses Julie, Antonie e Germain. Esses três estao há cerca de 4 meses por viagem na América Latina de Bicicleta. Além deles conheci a Hideki, um japonês de 21 anos que saiu do Extremo sul da Argentina e está indo pra o Alaska de bicicleta estimando fazer este trajeto em 2 anos. Todos com sua história e labor e trabalho que me fascinava. Alguns deles com trabalhos em seus países de origem lutando pra tirar adolescentes das drogas, com famílias problemáticas, etc. Foi tao bom, sentar, ouvir, aprender...
Da esquerda pra direita:

Rita (FRANÇA)
Antoine (FRANÇA)
Eu (BRASIL)
Julie (FRANÇA)
Germain (FRANÇA)
Hideki(JAPAO)
Kim(HOLANDA)



PESSOAS QUE JAMAIS PORDEREI ESQUECER!!!

05.05 - Os Geysers

Levantamos às 4 da manha (david, Iñaki, Hideki, os três franceses, Rosana, Ana e Mitja, eu e fomos para os Geysers. Inferlizmente, ao ajudar um cara, a câmera que tirava fotos caiu e nao abria mais pra tirar fotos. Isso me deixou muito triste nao só pelo fato de nao poder mais tirar fotos como também por nao ser minha.

Tentei superar a tristeza em relaçao a isso e tentei continuar me alegrar com o pessoal. Tomamos um bom café que o guia nos preparou. Depois vimos os Geysers mais de perto, tomamos banhos nas águas termais vulcânicas (SIMPLESMENTE MARAVILHOSO) e conhecemos um povo Andino, chamado MACHUCA.

Continuamos a curzar pelo deserto e a ver animas únicos no meio de toda aquela paisagem formosa.

Na Foto Ao lado, da esquerda pra direita:
David (EUA)
Iñaki (Países Bascos)
Rosana (Chile)
Eu (Brasil)
Ana e Mitjia (Eslovênia)

Ao fundo a imagem de um vulcao e um rio se descongelando com patos silvestres. Uma imagem que ficará pra sempre na minha memória.



Voltamos e fizemos um almoço bem diferente, Eu, Mitjia, Ana e Rosana fizemos uma comida típica de cada país foi bem interessante. Depois de ir a internet, Iñaki, Rosana e eu fomos onde Rodrigo e Maribel estavam hospedados. Eles foram até o hostel onde eu estava me esperar terminar de me arrumar pra se despedirem de mim.

UM ADEUS A SAN PEDRO DE ATACAMA.

Me despedi de cada pessoa que estava ali no Hostel. Franceses, Eslovenos, Americanos, Chilenos... Também aquela cena ficará gravada!
Iñaki, Rodrigo e Maribel, Hideki e Rosana foram comigo até ao Terminal. Foi bom demais. Me senti muito querido e eu os querendo também muito bem! Espero que Deus nos prepare um dia que nossos caminhos se cruzarao novamente para o bem!

Subi ao ônibus e agora eu me dirigiria para o Perú. Eu nao sabia, obviamente, mas aquela viagem se tornaria uma desagradável experiência. Mas, ali, naquele momento, a única coisa que me vinha a mente eram os amigos feitos, dados pelo Pai, em tao pouco tempo. Gente querida que nao poderei esquecer!!!

San Pedro, a pequena cidade de dezenas de idiomas em poucos quilômetros quadrados de tanto turistas, ficava para trás. Agora o novo surgiria em pouco tempo. Nos geysers tive a clara inspiraçao do meu livro apesar do infortúnio da máquina. Eu daria adeus nao somente pra San Pedro de Atacama, mas também para o MARAVILHOSO CHILE, um país que me acolhera maravilhosamente bem.

Deus Abençoe o Chile.


Próximo Relato:
Mais 19 Horas de Viagem. O Dia Que Fui Roubado Sem Armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário